Localização

LOCALIZAÇÃO DA FREGUESIA DE COVÕES

Placa de CovõesLocalização da freguesia (em castanho)A freguesia de Covões localiza-se na zona mais a norte do Concelho de Cantanhede fazendo o seu limite com os concelhos de Oliveira do Bairro, Vagos e Anadia. Estende-se por uma área aproximada de 28,1 Km2 e confronta com as freguesias de: Febres, Camarneira, Corticeiro de Cima, Covão do Lobo, Vilarinho do Bairro,   Mamarrosa e Bustos.
Ainda em termos regionais a freguesia de Covões está situada no limite geográfico entre as zonas da Bairrada e da Gândara, onde predominam os terrenos de barro e argila ( matéria prima fundamental para o fabrico de diversos tipos de tijoleiras ) que conferem qualidades únicas para o cultivo da vinha determinantes para as características do nosso vinho da Bairrada. Ainda para o lado do litoral existem áreas de terrenos de tipo arenoso, ricos em nascentes de águas naturais muito apreciadas na região e de terras próprias para a produção agrícola de regadio.
A freguesia de Covões é hoje bastante reduzida em relação à sua área inicial, pois dela já saíram, entre outras freguesias hoje integradas em concelhos vizinhos, as freguesias cantanhedenses de Febres ( antigo Boeiro ), Corticeiro de Cima ( antigo Corticeiro Grande ), Vilamar ( antiga Escumalha ) e recentemente a freguesia de Camarneira ( a 9 de Julho de 1993 ).
Fonte da imagem ( de localização ): http://www.cm-cantanhede.pt)

GUIA TURÍSTICO – VIAS DE ACESSO
As principais vias de entrada para a nossa freguesia são: a EN 335 que faz a ligação Norte – Sul do concelho e a EN 334 que faz a ligação do interior para o litoral entre os concelhos de Anadia e Mira.
A maior parte das estradas da freguesia têm a importância de ligar os diversos lugares.

 

CLIQUE A SEGUIR EM MSG_title (para ver o mapa de Covões)    MSG_title