Comissão Social da Freguesia

INTRODUÇÃO À ACTA DA COMISSÃO SOCIAL DA FREGUESIA

Logo-freguesiaCOMISSÃO SOCIAL DA FREGUESIA DE COVÕES (CSFC)
A Comissão Social da freguesia dos Covões foi a primeira a tomar posse no concelho de Cantanhede. A referida Comissão junta a Câmara de Cantanhede, a Junta de Freguesia de Covões, a Prodeco, a Prodema, a Sociedade Filarmónica, o Grupo Sócio Caritativo, a AACCC, a Assembleia Municipal, o Club de Caçadores, a Associação Recreativa de Labrengos, a Casa do Povo e Orquestra Juvenil.
As Comissões Sociais são organismos que vão integrar a rede social do concelho, sendo o organismo mais próximo dos cidadãos em cada uma das freguesias. Estas terão a função de sinalisar e acompanhar famílias de risco ou carenciadas em conjunto com o gabinete de Acção Social da autarquia. O próximo passo da Comissão dos Covões será estabelecer um plano de actividades para 2005 de forma a criar mecanismos de actuação nas situações de carência mais grave.

PLANO DE ACTIVIDADES DA COMISSÃO SOCIAL DA FREGUESIA DE COVÕES
NOTA INTRODUTÓRIA
Este documento sistematiza as linhas de orientação do PLANO DE ACTIVIDADES DA COMISSÃO SOCIAL DA FREGUESIA DE COVÕES (CSFC) do conselho local de acção social de Cantanhede. Tem também como intenção a focalização das especificidades locais, de forma a desenvolver a melhor articulação possivel com as actividades do CLAS, com a respectiva calendarização, bem como na definição dos interlocutores responsáveis pela sua execução.
Deste modo, o PLANO DE ACTIVIDADES pretende definir objectivamente as acções e implementar, quando se pretende a sua implementação, quais os recursos necessários à sua concretização e quem é, ou são os actores responsáveis pela execução das diferentes actividades.
O PLANO DE ACTIVIDADES tem como linha de orientação um cronograma a incluir no presente plano e a ser aprovado em CSFC, pelo que é através deste instrumento que são delineadas todas as acções e respectivas actividades específicas apresentadas neste documento.
O presente PLANO DE ACTIVIDADES pretende dar orientações práticas para a elaboração do diagnóstico da freguesia de Covões, permanentemente actualizado e contribuir para um trabalho integrado, cujo modelo organizativo proposto deve dar um sentido único à intervenção e evitar o delapidar do modismo “PARCERIA”, nomeadamente pelo excesso de reuniões. Pretende igualmente ser um instrumento de planificação dinâmico, recorrente das necessidades locais, pelo que, sempre que necessário e após avaliação da evolução dos trabalhos, este poderá sofrer reajustamentos.
As fases previstas para a implementação da CSFC são:
- O PRÉ-DIAGNÓSTICO
- O DIAGNÓSTICO SOCIAL DA FREGUESIA
- O PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
- UM PLANO DE ACÇÃO ARTICULADO com as especificidades locais
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL CONCELHIO.

Desta forma o PLANO DE ACTIVIDADES pretende ser um documento estruturante e materializado da notação de rede, enquanto parceria local, alargada e constituida por entidades que cooperam de forma activa e organizada na prossecução dos objectivos e actividades da rede social de Cantanhede.