Sectores Económicos

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

agricultura-varios

 SECTORES ECONÓMICOS:

PRIMÁRIO: 75 %
Vinho, batata, milho, gado suíno, gado bovino e algum kiwi

SECUNDÁRIO: 3 %
Transformação de madeiras e ferragens

TERCIÁRIO: 22 %
10 Cafés e Snack bares
4 mini mercados e 1 grossista (Cash and Carry)
1 casa de pasto
13 armazéns de produtos diversos: materiais de construção, plásticos, comércio de retalho, materiais de canalização e electricidade e produtos alimentares.

 

 

PERFIL ECONÓMICO: 

- O sector primário continua a manter um papel preponderante, mas já não como em décadas anteriores. A agricultura ocupa cerca de 20% da população activa, havendo nestes últimos anos algumas iniciativas de jovens agricultores na área da horticultura.

comércio em Covões- O sector secundário ou de transformação é muito escasso, devido à falta de condições de implantação deste tipo de indústrias, pois é mais rentável junto de grandes centros populacionais e de zonas industriais.

- Por último, no sector de prestação de serviços, a freguesia não está ainda desenvolvida como desejado, mas já possui um estabelecimento bancário, um posto médico, 2 clinicas privadas, um posto CTT, uma caixa multibanco, agências de seguros e de contabilidade, diversos estabelecimentos nas áreas comerciais e de construção civil.
Enfim, possui o que se pode considerar de essencial.

Em 2011, o Instituto Nacional de Estatísticas calculou a taxa de actividade da freguesia em 36,52% (41% em 2001) e o desemprego foi calculado em 9,78% (rondava os 5 % em 2001). Actualmente a taxa de desemprego é muito significativa e algo preocupante.
No âmbito das infra-estruturas, na distribuição de águas já serve os 100% da população e o sistema de esgotos está practicamente concluído.