Clube de Baseball

CLUB DE BASEBALL « LATINOS DA BAIRRADA »

Baseball na Malhada (Covões). Modalidade inédita surge na Bairrada 
Arcuma-latinosO baseball não é uma modalidade com grandes raízes no nosso país mas, aos poucos, começa a ter o seu espaço como um desporto de nivel nacional.
Com grandes tradições nos países sul americanos e principalmente nos Estados Unidos da América do norte, tendo aliás mais praticantes que o futebol, assim como mais adeptos. O baseball em Portugal já tem vários clubes.
O mais recente é o Latinos da Bairrada Baseball Club, sediado na Malhada, freguesia de Covões do concelho de Cantanhede, que tem como base a Associação Recreativa e Cultural da Malhada – ARCUMA – que criou a secção, cujo início da sua actividade legal aconteceu no dia 15 de Novembro 1998.
O lugar da Malhada fica paredes meias com dois concelhos, Cantanhede e Oliveira do Bairro, abrangendo ainda mais dois concelhos, Anadia e Vagos.
Sem grande actividade desportiva, a direcção da ARCUMA aceitou de mãos abertas a iniciativa dum grupo de pessoas em fomentar e praticar o baseball, sendo criada uma secção constituida por dois coordenadores, um tesoureiro e um director desportivo.
Esta é uma modalidade complexa ( no bom sentido) para que possamos explicar ao pormenor o que é o Baseball, como é jogado e respectivas regras. Só mesmo assistindo ao vivo e tirar as suas ilações. No entanto, em linhas gerais é uma modalidade que é composta de nove jogadores e o campo, em forma triangular, tem 60X70 metros.

A equipa Latinos da BairradaA INFLUÊNCIA DOS EMIGRANTES - Para saber da existência dos Latinos da Bairrada Baseball Club e dos seus objectivos Bairrada Desportiva conversou com Urânio Caixeiro, director desportivo.
Como atrás se disse, esta modalidade inédita nasceu no dia 15 de Novembro 98 e o nosso interlocutor conta como tudo aconteceu e o porquê da aposta: « Tudo isto aconteceu num grupo de amigos, ex-emigrantes, que jogaram o baseball na Venezuela e América. Depois de várias conversas e reuniões, chegámos à conclusão de fazer os possiveis para formarmos uma equipa, com o intuito de entrarmos nas competições. Foi então formada uma secção na Associação Recreativa e Cultural da Malhada, tendo esta acolhido a iniciativa de braços abertos« .
Urânio Caixeiro fala que o passo seguinte « foi tratar de toda a burocracia necessária nomeadamente a inscrição dos Latinos da Bairrada na Federação, para podermos competir no campeonato nacional da 1ª divisão, que começa no próximo dia 21 de Março. Ficámos no Grupo A com as equipas da Universidade de Aveiro, Paz Oliveira de Azeméis, Lisboa Baseball Club e Tigres de Loulé« .
Questionado sobre o sugestivo nome, o director desportivo adiantou que «  a nossa zona está referenciada como sendo da Bairrada, embora contemple Bairrada e Gândara. Latinos? Há muitos jogadores que andaram pela Venezuela e por outros países onde a modalidade está implantada e por isso a nosa escolha« .

Veja o site dos Latinos (ainda em fase de construção): http://latinos.no.sapo.pt/