Freguesia de Ançã

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A FREGUESIA DE ANÇÃ

Brasão da freguesia de AnçãO nome Ançã é de origem romana e, segundo a Dra. Irene Portela, teriam sido os monges italianos a atribuir-lhe esse nome devido à abundância de água e de caça. O nome de Ançã proveio do italiano abbondanza que etimologicamente deriva do termo latino Anzana cuja declinação passou pelas fases de Anzam, Anzaa, até à sua grafia actual (Cortesão, A., 1998). Fez parte dos concelhos de Mealhada e Coimbra.
Foi vila e sede de concelho entre 1371 e 1853. Era constituido pelas freguesias de Ançã, Portunhos, Cioga do Campo, Vil de Matos e São Facundo. Tinha, em 1801, 4 275 habitantes. Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe desanexadas as freguesias de Cioga do Campo e São Facundo. Tinha, em 1849, 3 826 habitantes. Foi elevada a vila em 12 de Julho de 2001. (Fonte: Wikipedia)
A freguesia de Ançã situa-se a cerca de 10 Km de Cantanhede e a 12 Km de Coimbra. Englobando as povoações de Ançã, Ameixoeira, Quinta da Loureira, Granja, Gândara, Quinta do Rol e Vale de Rosa, o seu território de 1811 ha, eleva-se a uma altitude de 57 metros no extremo sudoeste do concelho.
Através de uma análise, ainda que sumária, da vida económica local, observa-se que o sector primário absorve, actualmente, cerca de 300 residentes. A agricultura praticada possui, de certo modo, uma expressão económica considerável. De facto, do total das explorações agrícolas existentes, as quais totalizavam, em 1991, 40,5% consistem em médias propriedades com rentabilidade. No entanto, a iniciativa de jovens agricultores tem dificultado a dinamização deste sector de actividade.
O sector secundário, por sua vez, possui um peso económico relativamente diminuto. Apesar deste facto, são de menção os investimentos industriais, registados nos últimos anos, da fábrica local de produção de pregos e rede metálica.
No que concerne ao sector terciário, a freguesia de Ançã não se encontra doada com serviços públicos, com a excepção dum posto da GNR. A população, porém, encontra aqui uma grande diversidade de serviços privados, tal como uma oferta comercial abundante, tanto ao nivel do comércio alimentar, bem como não alimentar a retalho.
Em 1991, o INE calculou a taxa de actividade em 43,5% e a taxa de desemprego em 3,4%. No parecer da Junta de Freguesia, o problema sócio-económico do desemprego continua a marcar a sua presença, afectando, com especial intensidade, as camadas populacionais mais jovens.
As necessidades de deslocação da população local são satisfeitas mediante o usufruto do conjunto, embora parco, de acessibilidades e meios de transporte que servem a freguesia. Este é composto por uma EN, carreiras de transporte público que se efectuam diáriamente e, ainda, por uma praça de taxis.
Relativamente às infra-estruturas básicas, a população local dispõe de uma rede pública de distribuição domiciliária de água, a qual apresenta uma percentagem de cobertura na ordem de 100%, proporcionando um abastecimento de água que se revela suficiente durante todo o ano. Já a rede pública de saneamento implementada cobre apenas 90% do território de Ançã e encontra-se dotada com uma estação de tratamento de águas residuais. Por último, o sistema de recolha de lixo serve a área da autarquia na íntegra e realiza-se com uma períodicidade de cinco ou mais dias por semana. Inclui ainda a recolha fde materiais específicos, como o vidro, o plástico, o papelão e as pilhas para reciclagem.
Na área do ensino, a população estudantil é servida por um diversificado parque escolar, o qual engloba um estabelecimento de ensino pré-escolar público, duas escolas públicas de ensino básico do 1º ciclo e por uma escola E.B. 2-3.
A análise da evolução demográfica da freguesia revela que esta conheceu, no decorrer da década de 80, um decréscimo populacional algo acentuado. Na verdade, segundo os dados disponibilizados pelo INE, em 1991, a população local totalizava 2507 habitantes, sendo, dez anos depois, recenseada em 2387 moradores. Actualmente, o universo populacional de Ançã é constituido por 4035 indivíduos, o que denota um rápido crescimento populacional.
(Fonte do texto: autoria desconhecida. Fonte das imagens: Wikipedia )

SAIBA MAIS SOBRE A FREGUESIA DE ANÇÃ:  www.freguesiadeanca.eu/


População: 2625 (censos 2011)
Densidade: 145 hab/km²

Actividade Económica: Agricultura, serviços, indústria, comércio e restauração.

Gastronomia: Bolos de Ançã, chanfana e leitão assado.

Artesanato: Cantaria, tanoaria, cestaria, latoaria / funilaria, olaria e ferro forjado.

Património Cultural e Edificado: Igreja Paroquial, Capelas de S. Bento, S. Sebastião e do Espírito Santo, Fonte de Ançã, Pelourinho, Museu Etnográfico, Terreiro do Paço e Paço dos Marqueses de Cascais.
Outros Locais de Interesse Turístico: Terreiro do Paço e Piscina de Ançã.

Feiras: Semanal (domingos).

Festas e Romarias: S. Tomé (25 de Julho), Corpo de Deus (7ª semana após a Páscoa) e Senhor da Fonte (8 de Setembro).
Padroeiro: Nossa Senhora do Ó ou da Expectação.
(Fonte : http://www.cm-cantanhede.pt/ )

Alojamentos =1055

POPULAÇÃO RESIDENTE EM 2011 SEGUNDO GRUPOS ETÁRIOS
VARIAÇÃO ENTRE 2001 E 2011
GRUPOS ETÁRIOS
GRUPOS ETÁRIOS
População
Homens
0- 14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
Variação
0-14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
2625
1278
369
266
1353
637
1,78%
-6,11%
-15,29%
-2,94%
33,26%

Fonte: Informações retiradas do site do INE. Em caso de disparidade entre estes dados deste quadro e os dados do INE, estes últimos devem primar.

Taxa de analfabetismo = 12,1%

JUNTA DE FREGUESIA
Presidente: João Basílio Oliveira (eleito pelo PS com 45,78% = 662 votos)
Tel: 239964953 (JF) — Fax: 239964953
Código postal: 3060-025

linha separadora

O concelho de Cantanhede passou de 19 a 14 freguesias após o dia 12 de Outubro de 2013 pela Reorganização Administrativa do Território. São elas actualmente:
Ançã, Cadima, Cantanhede+Pocariça, Cordinhã, Covões+Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos+Outil, São Caetano, Sanguinheira, Sepins+Bolho, Tocha, Vilamar+Corticeiro de Cima.
Clique nos nomes das freguesias abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

Ançã Bolho Cadima Camarneira Cantanhede Cordinhã Corticeiro Covões Febres Murtede Ourentã Outil Pocariça Portunhos S.Caetano Sanguinheira Sepins Tocha Vilamar