Freguesia de Bolho

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A FREGUESIA DE BOLHO

Brasão da freguesia de BolhoA freguesia de Bolho, tendo como padroeiro S. Mamede, caliza-se no extremo nordeste do concelho. O seu território de 670 ha, situado a 87 metros de altitude, dista cerca de 10 Km da sede concelhia e compreende os lugares de Bolho, Casal e Venda Nova.
A análise da economia local revela que o sector primário, absorve, cerca de 300 habitantes. Do total das explorações agrícolas, 70% são pequenas terras cuja produção se destina ao autoconsumo e 30% consistem em médias propriedades com rentabilidade.
Este facto, associado às iniciativas por parte de jovens agricultores, os quais têm investido preferencialmente na criação de gado bovino, permite concluir que este sector de actividade é um dos pilares da vida económica da freguesia.
Relativamente ao sector secundário, a expressividade económica deste, é atríbuida, pela autarquia, ao facto de não existirem incentivos e estruturas apropriadas à criação de indústrias.
Por fim, e no que diz respeito ao sector terciário, a freguesia encontra-se completamente desprovida de serviços públicos e privados, com a excepção dum escritório de advocacia e de um gabinete de projectos de construção civil. Por outro lado, a oferta comercial existente, supre as necesidades básicas da população.
No ano de 1991, a freguesia de Bolho apresentava uma taxa de actividade de 49, 2% e uma taxa de desemprego de 2,2%. Para os responsáveis pela autarquia, o desemprego não detem, actualmente, índices preocupantes ou significativos.
Considerando as acessibilidades e meios de transporte que estão ao serviço da população do Bolho, estes são servidos por carreiras de transportes públicos que se efectuam diáriamente e praça de taxis.
No capítulo destinado às infra-estruturas básicas, e à avaliação dos respectivos graus de operacionalidade, é de referir que Bolho possui uma rede pública de destribuição domiciliária de água que serve a totalidade do seu território, o que se traduz, em termos práticos, em cerca de 150 alojamentos por esta infra-estrutura abrangidos. De modo idêntico, o sistema de recolha de lixo serve a autarquia na íntegra e realiza-se com uma periodicidade de dois dias por semana. A rede pública de saneamento, ao contrário, é inexistente.
A promoção da fixação populacional e, consequentemente, o crescimento equilibrado das comunidades locais, exige que aquelas sejam dotadas com estruturas outras. O parque escolar ao serviço da população estudantil local, é composto por um estabelecimento público de ensino pré-escolar e por duas escolas públicas de ensino básico do 1º ciclo.
Na esfera da saúde, a estrutura existente, adequada à prestação de cuidados médicos básicos e minímos, é um posto médico. Recorrer a serviços mais especializados implica a deslocação até ao centro de saúde, em Cantanhede.
O Jardim de Infância é a única estrutura relativa à acção e solidariedade social da freguesia de Bolho.
(Fonte do texto: autoria desconhecida.Fonte das imagens: Wikipedia )

SAIBA MAIS SOBRE A FREGUESIA DE BOLHO: www.freguesiadebolho.pt/


Actividade Económica: Agricultura

Gastronomia: Sarrabulho, chanfana e leitão à Bairrada.

Artesanato: Cestaria em Vime.

Património cultural e edificado: Igreja Paroquial, Capela do Anjo da Guarda, Cruzeiros de Bolho e Venda Nova e Chafariz de Bolho.
Outros locais de interesse turístico: Parque de Merendas na Fonte do Freixial.

Festas e Romarias: Santo António (13 de Junho), Nossa Senhora do Amparo (2º Domingo de Outubro) e Senhora da Saúde (1º Domingo de Outubro).
Padroeiro: S. Mamede.
(Fonte destas informações: http://www.cm-cantanhede.pt/ )

Alojamentos: 376
Distribuição da população

POPULAÇÃO RESIDENTE EM 2011 SEGUNDO GRUPOS ETÁRIOS
VARIAÇÃO ENTRE 2001 E 2011
GRUPOS ETÁRIOS
GRUPOS ETÁRIOS
População
Homens
0- 14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
Variação
0-14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
848
397
86
82
428
252
-10,07%
-28,33%
-37,40%
-12,11%
22,93%

Fonte: Informações retiradas do site do INE. Em caso de disparidade entre estes dados deste quadro e os dados do INE, estes últimos primam.

Taxa de analfabetismo = 12,3%
JUNTA DE FREGUESIA:
União das freguesias de Sepins e Bolho
Presidente: Luiz Pessoa (eleito pelo PPD/PSD com 66,98% ou 716 votos)
Telefone: 231510730
Código postal: 3060-081

linha separadora

O concelho de Cantanhede passou de 19 a 14 freguesias após o dia 12 de Outubro de 2013 pela Reorganização Administrativa do Território. São elas actualmente:
Ançã, Cadima, Cantanhede+Pocariça, Cordinhã, Covões+Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos+Outil, São Caetano, Sanguinheira, Sepins+Bolho, Tocha, Vilamar+Corticeiro de Cima
Clique nos nomes das freguesias abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

Ançã Bolho Cadima Camarneira Cantanhede Cordinhã Corticeiro Covões Febres Murtede Ourentã Outil Pocariça Portunhos S.Caetano Sanguinheira Sepins Tocha Vilamar