Freguesia de Cadima

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A FREGUESIA DE CADIMA

Brasão da freguesia de CadimaEm plena campina, vasta e fértil, a cerca de 8 Km da sede concelhia, a freguesia de Nª Senhora da Expectação de Cadima, antiga pertença da Comarca de Coimbra e do termo de Montemor-o-Velho, ocupa um território que se estende por uma área de 2566 ha.
A análise da vida económica local, por outro lado, é uma componente essencial na avaliação das possibilidades de desenvolvimento da freguesia de Cadima e respectivos constrangimentos económicos.
O sector primário caracteriza-se, em traços gerais, por uma lógica de auto-subsistência. Na verdade, do total das explorações agrícolas existentes, apenas 10% consistem em médias propriedades com rentabilidade, sendo as restantes pequenas terras, cujas produções se destinam ao consumo doméstico. Todavia, são de menção as iniciativas por parte de jovens agricultores, os quais têm investido nas áreas preferenciais da pecuária, mais precisamente lacticínios e horticultura. O sector primário possui alguma representatividade e peso económico, muito embora não tenha sido, nos últimos anos, alvo de investimentos industriais, os quais poderiam dinamizar este sector sócio-laboral.
De acordo com a autarquia, as principais actividades geradoras de emprego são a indústria de refrigerantes e carpintaria.
No que concerne ao sector terciário, a freguesia não dispõe de serviços públicos e privados, os quais se concentram na sede concelhia com a excepção duma agência bancária, de uma agência de seguros, de um gabinete de projectos de construção civil e de um gabinete de contabilidade. A oferta comercial, por sua vez, é relativamente diversificada, tanto ao nivel do comércio alimentar, bem como não alimentar a retalho.
A freguesia de Cadima detinha, em 1991, uma taxa de actividade na ordem de 48,7% e uma taxa de desemprego calculada em 2,7%. No entender da autarquia, o problema sócio-económico do desemprego não afecta a população.
O conjunto de acessibilidades e meios de transporte que serve a população, é composto pr um IP, carreiras de transporte públicos que se efectuam diáriamente, por uma praça de taxis e, ainda, por uma estação ferroviária, a menos de 2 Km.
No capítulo relativo à analise das condições que influenciam a qualidade de vida local, uma atenção especial é dedicada às infra-estruturas básicas existentes.
A rede pública de distribuição domiciliária de água apresenta uma percentagem de cobertura total, proporcionando um abastecimento de água que se revela suficiente todo o ano. A rede pública de saneamento é ainda inexistente. Já o sistema de recolha de lixo cobre 100% do território de Cadima.
A evolução demográfica desta freguesia pauta-se por um acentuado decréscimo populacional que, no decorrer da década de 90, tem sido ligeiramente contrariado. De facto, segundo as informações disponibilizadas pelo INE, em 1991, o seu universo populacional era constituido por 5604 habitantes. Dez anos depois, contudo, a população local totalizava apenas 3254 moradores. Actualmente o número de residentes em Cadima ascende a cerca de 3492 indíviduos.
(Fonte do texto: autoria desconhecida. Fonte das imagens: Wikipedia

Mais sobre Cadima: http://covoes.com/?page_id=2524
VISITE O SITE DA FREGUESIA DE CADIMA: www.freguesiadecadima.pt/


População: 2963 habitantes
Densidade: 135,6 hab./ km²

Actividade Económica: Agricultura, pequena indústria e comércio

Gastronomia: Chanfana e sarrabulho

Artesanato: Cestaria em vime, tanoaria e cantaria.

Património Cultural e Edificado: Capela de Santo Amaro, Igreja Paroquial e Ponte de Corgo do Encheiro
Outros Locais de Interesse Turístico: Olhos da Fervença e Fonte de Porto Sobreiro

Festas e Romarias: N. Sr.ª do Ó (18 de Dez.), Santo António (13 de Jun.), Santo Amaro (15 de Jan.), S. Pedro (29 de Jun.), Santa Iria (21 de Out.), S. Tomé (25 de Jul.9) e S. Bento (1º domingo após a Páscoa) e S. José
Padroeira: Nossa Senhora da Expectação (Nossa Senhora do Ó) .
(Fonte: http://www.cm-cantanhede.pt/ )

Alojamentos: 1309
Distribuição da população:

POPULAÇÃO RESIDENTE EM 2011 SEGUNDO GRUPOS ETÁRIOS
VARIAÇÃO ENTRE 2001 E 2011
GRUPOS ETÁRIOS
GRUPOS ETÁRIOS
População
Homens
0- 14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
Variação
0-14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
2963
1455
373
328
1629
633
-7,87%
-26,72%
-35,31%
-0,87%
8,21%

Fonte: Informações retiradas do site do INE. Em caso de disparidade entre os dados deste quadro e os dados do INE, estes últimos devem primar.

TAXA DE ANALFABETISMO:

JUNTA DE FREGUESIA:
Presidente: Regina Marise dos Santos Pessoa (eleita pelo PPD/PSD com 53,49% = 896 votos)
R. Frederico Garcia Secades, nº 43
3060-094 – CADIMA
Tel.: 231 411 050
Fax: 231 411 081
E-mail: geral@jf-cadima.com

linha separadora

O concelho de Cantanhede passou de 19 a 14 freguesias após o dia 12 de Outubro de 2013 pela Reorganização Administrativa do Território. São elas actualmente:
Ançã, Cadima, Cantanhede+Pocariça, Cordinhã, Covões+Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos+Outil, São Caetano, Sanguinheira, Sepins+Bolho, Tocha, Vilamar+Corticeiro de Cima
Clique nos nomes das freguesias abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

Ançã Bolho Cadima Camarneira Cantanhede Cordinhã Corticeiro Covões Febres Murtede Ourentã Outil Pocariça Portunhos S.Caetano Sanguinheira Sepins Tocha Vilamar