Freguesia de Cordinhã

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A FREGUESIA DE CORDINHÃ

Brasão da freguesia de CordinhãNa zona leste do concelho, a cerca de 7 Km de distância em relação à sede concelhia, ocupando um território de 1025 ha, situa-se a freguesia de Santo André de Cordinhã. Este termo abrange, para além da povoação sede, as de Arnosela, Azenha e Ourentela.
A evolução demográfica de Cordinhã é caracterizada por um contínuo e gradual decréscimo populacional, registado durante os últimos vinte anos. De facto, analisando os dados estatísticos disponibilisados pelo INE, em 1981, o universo populacional da freguesia era composto por 1140 habitantes, sendo, dez anos depois, constituido por 1133 moradores. Nos dias de hoje, e já segundo as informações da Junta de Freguesia, a população local totaliza cerca de 1275 indivíduos.
A análise da vida económica local constitui uma etapa crucial na avaliação, ainda que breve e sumária, dos principais problemas que afectam o desenvolvimento e crescimento económico da freguesia de Cordinhã.
O sector primário surge, actualmente, como sendo um dos pilares mais representativos da economia da freguesia. Na verdade, para além de absorver cerca de 90% da população, a agricultura prática não se restringe a uma lógica de auto-consumo. Do total das explorações agrícolas existentes, 85% consistem em médias propriedades com rentabilidade e 10% são explorações de grandes dimensões.
O facto de se terem registado iniciativas por parte de jovens agricultores, os quais têm investido preferencialmente na agro-pecuária, é um dos factores que explicam este dinamismo.
O sector secundário, por sua vez, possui, comparativamente, uma expressão económica diminuta. Não tendo recebido, nos últimos anos, os benefícios advindos de possiveis investimentos industriais, dado que, segundo a autarquia, Cordinhã é uma freguesia vocacionada para a agricultura e vitivinicultura, este sector resume-se à indústria de construção civil.
No que se refere ao sector terciário, não existem serviços públicos e privados, com a excepção de uma agência de seguros e de um gabinete de projectos de construção civil. A oferta comercial existente é relativamente diversificada, tanto ao nivel do comércio alimentar, bem como não alimentar e retalho.
Em 1991, o INE calculou a taxa de actividade desta freguesia em 50% e a taxa de desemprego em 1,9%. No parecer da autarquia, o espectro do desemprego não detám, actualmente, indíces significativos.
As populações devem dispor de uma boa mobilidade e, para tal, as comunidades locais devem ser dotadas com acessibilidades e meios de transporte vários . Neste âmbito, a freguesia de Cordinhã é servida por uma EN, por carreiras de transportes públicos diárias. A população ainda pode usufruir do transporte ferroviário.
Relativamente às estruturas básicas, Cordinhã dispõe duma rede pública de distribuição domiciliária de água que serve a totalidade do seu território, proporcionando um abastecimento de água que se revela suficiente durante todo o ano.
Embora não seja detentora de especiais potencialidades turísticas, é necessário enumerar alguns dos principais pólos de interesse cultural e histórico de Cordinhã. Do seu património edificado salienta-se a sua igreja matriz, a capela da Senhora da Saúde e o cruzeiro. As festas e romarias, de cariz popular e religiosos, não podem, de igual modo, deixar de ser referidas. É o caso da festa em honra de Santo André, órago da freguesia, realizada a 30 de Novembro, a que é dedicada à Senhora da Saúde, a 15 de Agosto, e a Senhora do Ó, realizada no terceiro domingo de Agosto
(Fonte do texto: autoria desconhecida. Fonte das imagens: Wikipedia )

Saiba mais sobre a freguesia de Cordinhã : www.freguesiadecordinha.eu/


População: 1034 habitantes.

Actividade Económica: Agricultura, suinicultura e vinicultura.

Gastronomia: Leitão à Bairrada, Chanfana com grelos e bacalhau à lagareiro.

Património Cultural e Edificado: Igreja Matriz; Capela da Senhora da Saúde; Cruzeiro de Cordinhã.

Feiras: Semanal (aos Domingos).

Festas e Romarias: Santo André (30 de Novembro), Senhora da Saúde (15 de Agosto) e Senhora do Ó, em Ourentela (Dezembro).
Padroeiro: Santo André.
(Fonte : http://www.cm-cantanhede.pt/ )

Alojamentos: 475
Distribuição da população:

POPULAÇÃO RESIDENTE EM 2011 SEGUNDO GRUPOS ETÁRIOS
VARIAÇÃO ENTRE 2001 E 2011
GRUPOS ETÁRIOS
GRUPOS ETÁRIOS
População
Homens
0- 14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
Variação
0-14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
1034
500
126
92
561
255
-9,38%
-16,00%
-46,82%
-3,44%
7,59%

Fonte: Informações retiradas do site do INE. Em caso de disparidade entre estes dados deste quadro e os dados do INE, estes últimos devem primar.

TAXA DE ANALFABETISMO: 14%

JUNTA DE FREGUESIA
Presidente:
 Pedro Carrana (eleito pelo PS com 54,47%, equivalente a 414 votos)
Telefone: 231-416111 (JF)
Código postal: 3060-247

linha separadora

O concelho de Cantanhede passou de 19 a 14 freguesias após o dia 12 de Outubro de 2013 pela Reorganização Administrativa do Território. São elas actualmente:
Ançã, Cadima, Cantanhede+Pocariça, Cordinhã, Covões+Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos+Outil, São Caetano, Sanguinheira, Sepins+Bolho, Tocha, Vilamar+Corticeiro de Cima
Clique nos nomes das freguesias abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

Ançã Bolho Cadima Camarneira Cantanhede Cordinhã Corticeiro Covões Febres Murtede Ourentã Outil Pocariça Portunhos S.Caetano Sanguinheira Sepins Tocha Vilamar