Freguesia de Corticeiro

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A FREGUESIA DE CORTICEIRO DE CIMA

Brasão da Freguesia de Corticeiro de CimaElevada à categoria de freguesia em 1985, Mártir São Sebastião de Corticeiro de Cima, com um território de 558 hectares, localiza-se no extremo norte do concelho de Cantanhede, distando cerca de 12 Km da sede concelhia.
Através da análise da vida económica local é possivel a avaliação das possibilidades e constrangimentos da freguesia no que diz respeito ao seu desenvolvimento e crescimento sustentado.
O sector primário, absorvendo, actualmente, cerca de 90 residentes, segue, na sua esmagadora maioria, uma lógica de auto-subsistência. Na verdade, apenas 5% das explorações agrícolas existentes consistem em médias propriedades com rentabilidade, sendo as restantes pequenas terras, cujas produções se destinam a complementar o orçamento doméstico. A ausência de iniciativa por parte de jovens agricultores explica, em parte, a dificuldade em dinamizar este sector sócio-laboral.
O sector secundário, embora náo tenha, nos últimos anos, recebido os benefícios provenientes de possiveis investimentos industriais, assume-se como um importante pilar da economia local. As principais actividades geradoras de emprego, segundo a Junta de Freguesia, são a indústria de construção civil e a ourivesaria, entre outras.
No que diz respeito ao sector terciário, a freguesia de Corticeiro de Cima não se encontra dotada com serviços públicos e privados, os quais se concentram na sede concelhia, com a excepção de uma agência de seguros. Assim sendo, a presença deste sector sócio-laboral restringe-se, essencialmente, ao seu ramo económico. A oferta comercial encontra-se, por sua vez, relativamente bem desenvolvida, sobretudo no que se refere ao comércio não alimentar a retalho.
Aquando dos Censos de 1991, Corticeiro de Cima detinha uma taxa de actividade na ordem de 48,2% e uma taxa de desemprego calculada em 4%. No entender da Junta de Freguesia, o problema sócio-económico do desemprego não apresenta actualmente indíces significativos ou preocupantes.
As necesidades de deslocação da população local são satisfeitas mediante a utilização de um conjunto de acessibilidades satisfatório e de uma rede de transportes diversificada. A população local é servida, neste ponto, por um IP, por uma EN, por uma central de camionagem, carreiras de transportes públicos diárias e por uma praça de taxis.
A promoção da qualidade de vida local, o melhoramento das condições habitacionais requer a dotação das comunidades locais com infra-estruturas básicas. A freguesia dispõe de uma rede pública de distribuição domiciliária de água que serve a totalidade do seu território, o que se traduz, em termos práticos, em cerca de 300 alojamentos por esta infra-estrutura abrangidos e, que proporcionam um abastecimento de água suficiente durante todo o ano. A rede pública de saneamento é ainda inexistente.
A evolução demográfica de Corticeiro de Cima, caracteriza-se por um ligeiro crescimento populacional, registado no último decénio. De facto, ao analisar os dados estatísticos fornecidos pelo INE, verifica-se que, enquanto que, em 1991, o universo populacional de Corticeiro de Cima era composto por 838 habitantes, actualmente, e de acordo com a Junta de Freguesia, este é constituido por 721 residentes.
(Fonte do texto: autoria desconhecida. Fonte das imagens: desconheço a sua proveniência, pelo que se for, ou conhecer, o seu autor faça-nos sabê-lo para lhe darmos os devidos créditos.)


População: 721 habitantes (censos de 2011)
Densidade: 133,8 hab./ km²

Actividade Económica: Agricultura, pequeno comércio, indústria, ourivesaria e relojoaria.

Gastronomia: Leitão à Bairrada, chanfana e frango de churrasco.

Artesanato: Ourivesaria.

Património cultural e edificado: Igreja Paroquial e fonte de Corticeiro de Cima.

Festas e Romarias: S. Bartolomeu (2º Domingo de Agosto).
Padroeiro: S. Bartolomeu.
(Fonte destas informações: http://www.cm-cantanhede.pt/ )

Alojamentos: 338
Destribuição da população:

POPULAÇÃO RESIDENTE EM 2011 SEGUNDO GRUPOS ETÁRIOS
VARIAÇÃO ENTRE 2001 E 2011
GRUPOS ETÁRIOS
GRUPOS ETÁRIOS
População
Homens
0- 14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
Variação
0-14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
721
329
81
75
371
194
-15,97%
-36,72%
-48,63
-8,17%
7,78%

Fonte: Informações retiradas do site do INE. Em caso de disparidade entre estes dados aqui expostos neste quadro e os dados do INE, estes últimos devem primar.

TAXA DE ANALFABETISMO: 13,4%
Junta de freguesia
União da freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima
Presidente:
Egídio Manuel da Cruz Patrão (eleito pelo PPD/PSD com 55,87% equivalente a 538 votos)
Telefone: 231-461977 (JF)
Código postal: 3060-752

linha separadora

O concelho de Cantanhede passou de 19 a 14 freguesias após o dia 12 de Outubro de 2013 pela Reorganização Administrativa do Território. São elas actualmente:
Ançã, Cadima, Cantanhede+Pocariça, Cordinhã, Covões+Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos+Outil, São Caetano, Sanguinheira, Sepins+Bolho, Tocha, Vilamar+Corticeiro de Cima
Clique nos nomes das freguesias abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

Ançã Bolho Cadima Camarneira Cantanhede Cordinhã Corticeiro Covões Febres Murtede Ourentã Outil Pocariça Portunhos S.Caetano Sanguinheira Sepins Tocha Vilamar