Freguesia de Ourentã

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A FREGUESIA DE OURENTÃ

Brasão da freguesia de OurentãO nome Ourentã surge pela primeira vez em documentos datados de 1129, mas calcula-se que o sítio já fosse povoado, pelo menos, desde o tempo dos celtas. Os árabes também deixaram vestígios em outros topónimos da freguesia, como Almarges, Almoinhas ou Alcarias.
Tem uma igreja muito antiga, embora não se possa afirmar, com certeza, qual a sua data de construção. Sabe-se que em 1532 já existia com toda a certeza, datando a actual do ano de 1756.
Foi em Ourentã, em 1672, que nasceu frei Manuel dos Santos , monge cisterciense de Alcobaça, e que viria a desempenhar as funções de Cronista-Mor do Reino de Portugal. (Fonte: Wikipedia)
Localizada na margem direita de um pequeno curso de água que vai desaguar na Praia de Mira, em plena planície gandaresa e ocupando uma área de 1788 ha, Ourentã é uma das mais próximas freguesias da sua sede concelhia. A seu lado e igualmente próximas da cidade estão as freguesias da Pocariça e Cordinhã, com quem mantem relações de vizinhança.
A base de sustentação económica da freguesia, como em muitas outras deste município, é o sector primário, ocupando cerca de 40% da população activa, que do cultivo da terra e pecuária retiram rentabilidade, com produção de vinho, batatas e leite, essencialmente, ficando para trás o carácter de agricultura de subsistência.
Contudo, a par do sector primário, as actividades industriais desempenham já o seu relevante papel, destacando-se aqui a indústria de pirotecnia, onde se fabrica fogo de artifício que alegrará muitas festas estivais na região, a metalurgia e a construção civil. Merece, por exemplo, o facto de a freguesia possuir oficinas de reparação automóvel, de motociclos e até de máquinas agrícolas, assim como operários de quaze todas as artes de construção. Apesar deste relativo dinamismo no sector secundário, o investimento industrial tem sido inexistente, nos últimos anos, muito por falta de uma zona industrial definida na freguesia. De resto, também o comércio tem a sua expressão, satisfazendo as necessidades de compra de produtos essenciais: supermercado, lojas de vestuário e calçado, de abastecimento agrícola e restaurante. Uma vez por mês, a localidade anima-se mais ainda com o desenrolar da sua feira. Não fugindo à regra, os serviços públicos, como repartições de finanças, cartórios e forças policiais, encontram-se na sede do município, em Cantanhede.
É no capitulo dos serviços de saúde e sociais que Ourentã mais sofre de carências. Senão, repare-se: não existe ainda um posto médico ou de enfermagem, apesar de a autarquia se empenhar em que tal venha a concretizar-se para breve, nem existe farmácia ou consultório particular. Felizmente que a distância até à sede concelhia é de poucos quilómetros, retirando maior gravidade a estas carências. As crianças de tenra idade, sim, têm ao seu dispor um Jardim de Infância, assim como uma escola do 1º ciclo para o ensino das primeiras letras. Mais uma vez, a autarquia manifesta a atenção com que segue os destinos da sua freguesia, pois o seu Presidente de Junta de Freguesia não deixa de referir que « gostaríamos de ter uma escola servida por refeitório ».
No que respeita às várias infra-estruturas básicas, são dispares as várias situações. Assim, a freguesia usufrui já, de água canalizada da rede pública, devidamente tratada, assim como da recolha de lixos domésticos em dois dias da semana.
A evolução demográfica não registou grandes alterações, nas últimas duas décadas, já que em 1981 eram 1455 os habitantes e dez anos depopis, em 1991, o seu número alcançava ainda os 1427, sendo o número dos residentes em 1998 de 1435, com 1236 eleitores recenceados. Apesar desta notável estabilidade demográfica, tem-se verificado a saída de alguns dos seus naturais para procurar o governo da sua vida noutros lugares da região, ou mesmo no estrangeiro. A emigração é pois um fenómeno conhecido na freguesia, com lugares de destino situados na França, Suiça e Estados Unidos.
Analisando ainda os dados demográficos do Censo de 1991, verifica-se que a população tem uma grande percentagem de jovens, 35%, sendo a maioria adultos em idade activa (48%), cabendo aos idosos com mais de 65 anos a menor fatia populacional, com 17% .
(Fonte do texto: autoria desconhecida. Fonte das imagens: Wikipedia)

Saiba mais sobre a freguesia: www.freguesiadeourenta.eu/


População: 1208habitantes
Densidade: 67,59 hab./ km²

Actividades económicas: Comércio , agricultura e pirotecnia

Gastronomia: Leitão à Bairrada

Artesanato: Rendas e bordados

Património cultural e edificado: Igreja Paroquial e capelas de Nossa Senhora da Nazaré, da Póvoa do Bispo e da Lapa

Feiras: Mensal (dia 1 de cada mês)

Festas e romarias: Nossa Senhora da Nazaré (Agosto), Nossa Senhora do Ó – Póvoa do Bispo (Agosto) e Nossa Senhora da Conceição – Lapa (Agosto)
Padroeira: Nossa Senhora da Conceição.
(Fonte destas informações: http://www.cm-cantanhede.pt/ )

Alojamentos: 545
Distribuição da população:

POPULAÇÃO RESIDENTE EM 2011 SEGUNDO GRUPOS ETÁRIOS
VARIAÇÃO ENTRE 2001 E 2011
GRUPOS ETÁRIOS
GRUPOS ETÁRIOS
População
Homens
0- 14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
Variação
0-14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
1208
595
137
114
620
337
-7,79%
-21,71%
-36,67%
-12,43%
36,44%

Fonte: Informações retiradas do site do INE. Em caso de disparidade entre estes dados aqui expostos neste quadro e os dados do INE, estes últimos devem primar.

TAXA DE ANALFABETISMO: 12,8%

JUNTA DE FREGUESIA
Presidente: Nelson Maia  (eleito pelo PPD/PSD com 55,07% ou 415 votos)
Telefone: ——————–
Código Postal: 3060-443

linha separadora

O concelho de Cantanhede passou de 19 a 14 freguesias após o dia 12 de Outubro de 2013 pela Reorganização Administrativa do Território. São elas actualmente:
Ançã, Cadima, Cantanhede+Pocariça, Cordinhã, Covões+Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos+Outil, São Caetano, Sanguinheira, Sepins+Bolho, Tocha, Vilamar+Corticeiro de Cima
Clique nos nomes das freguesias abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

Ançã Bolho Cadima Camarneira Cantanhede Cordinhã Corticeiro Covões Febres Murtede Ourentã Outil Pocariça Portunhos S.Caetano Sanguinheira Sepins Tocha Vilamar