Freguesia de Pocariça

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A FREGUESIA DE POCARIÇA

 Brasão da freguesia de PocariçaOcupando uma área de 1229 ha, Pocariça é a freguesia mais próxima da sede concelhia, pouco mais de 2 Km a norte da mesma, numa extensa região plana, com cota inferior a 100 metros.
Viviam no seu interior 1208 habitantes segundo os censos de 1981, número que se reduziu ligeiramente para 1156, já em 1991, estimando-se que actualmente se aproxime de 1400. A taxa de actividade dessa população atinge os 42,9%, sendo residual o desemprego existente na freguesia.
O sector primário ainda ocupa cerca de 10% da população, sendo a produção de batata, milho e vinho quase na totalidade para auto-consumo. De salientar o saborosissimo vinho branco de Pocariça, muito apreciado em toda a região. Assim, as actividades rentáveis centram-se noutros sectores, como por exemplo na reparação de automóveis, nas artes ligadas à construção civil, em empregos na cidade e na actividade por conta própria, em espaços como o pequeno comércio, de que se referem a mercearia, a padaria e a pastelaria, muitas vezes em simultâneo com o serviço de posto de abastecimento de gás e de produtos para o cultivo das terras e ainda as lojas de vestuário e de móveis. Este comércio retalhista vai satisfazendo as primeiras necessidades ou aquelas que surgem na hora, mais instantâneas, como a compra do pão e do detergente, porque a compra de muitos outros bens é perfeitamente satisfeita nas lojas da cidade, graças à sua proximidade.
Atendendo à existência ou não das infra-estruturas básicas que balisam os indices de desenvolvimento, pode dizer-se que Pocariça está próxima de atingir esse grau de desenvolvimento. A freguesia já beneficia de água canalizada. Em matéria de saneamento, a rede pública resolve as carências de 75% da população. Esta rede encontra-se ligada à ETAR, situada na sede do concelho.
Concluimos com uma referência à recolha do lixo, que abrange a totalidade da freguesia, tal como a recolha de materiais recicláveis, como vidro e papel. Pocariça é, deste modo, um pequeno símbolo do que as autarquias vão conseguindo resolver com o exercício do seu poder local e democrático.
Os serviços de saúde, de educação e sociais são outro indicador de desenvolvimento. Assim, os mais jovens habitantes da freguesia usufruem da acção educativa num estabelecimento de ensino pré-escolar e do 1º ciclo, públicos. As escolas dos restantes graus de ensino até ao secundário localizam-se em Cantanhede. Na freguesia não existe nenhuma estrutura de saúde, sendo a população servida pelas da sede do concelho, sentindo-se ainda a falta de um centro de dia para atender a população idosa, que, em 1991, por exemplo, atingia o número de 176 indivíduos, correspondendo a 15% da população total. Para dar resposta a esta necessidade existe já a funcionar um centro de convívio para a 3ª idade e está já em fase de projecto a construção de um centro de dia, promovido pela Associação Cívica dos amigos da Pocariça (ACAP). Pocariça vai « mexendo » a nível associativo e de participação da população em actividades colectivas, culturais e desportivas.
Independentemente da proximidade da sede do concelho, a área da saúde é a mais carenciada. Devido ao número de habitantes justifica-se a construção de um posto médico em Pocariça. Paralelamente, e nesta ordem de ideias, o número de idosos também justifica a criação de um centro de dia.
(Fonte do texto e das imagens: autoria desconhecida – da imagem Wikipedia possivelmente)

Saiba mais sobre a freguesia: www.freguesiadepocarica.eu/


População: 1101 habitantes
Densidade: 90,25 hab./.km²
Actividade económica: Agricultura e construção civil
Gastronomia: Chanfana e bolo mulato.
Artesanato: Curtumes, tamancaria e cestaria em vime.
Património cultural e Edificado: Igreja Paroquial, Capela de S. Tomé, Capela de N. Sra das Dores (Arrôtas), Cruzeiros e Palácio da Família Evaristo Pessoa.
Outros locais de interesse turístico: Fonte Velha (Ladeiras)

Festas e romarias: Nossa Senhora da Conceição (8 de Dezembro), Santiago (25 de Julho) e Nossa Senhora das Dores (2.º ou 3º domingo de Agosto)
Padroeira: Nossa Senhora da Conceição
(Fonte destas informações: http://www.cm-cantanhede.pt/ )

Alojamentos: 517
Distribuição da população :

POPULAÇÃO RESIDENTE EM 2011 SEGUNDO GRUPOS ETÁRIOS
VARIAÇÃO ENTRE 2001 E 2011
GRUPOS ETÁRIOS
GRUPOS ETÁRIOS
População
Homens
0- 14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
Variação
0-14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
1101
530
134
126
607
234
-5,33%
-20,71%
-30,39%
-0,83%
10,90%

Fonte: Informações retiradas do site do INE. Em caso de disparidade entre estes dados aqui expostos e os dados do INE, estes últimos devem primar.

TAXA DE ANALFABETISMO : 13%

JUNTA DE FREGUESIA
União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça
Presidente:  Aidil Machado (eleito pelo PPD/PSD com 41,62% = 1634 votos)

linha separadora

O concelho de Cantanhede passou de 19 a 14 freguesias após o dia 12 de Outubro de 2013 pela Reorganização Administrativa do Território. São elas actualmente:
Ançã, Cadima, Cantanhede+Pocariça, Cordinhã, Covões+Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos+Outil, São Caetano, Sanguinheira, Sepins+Bolho, Tocha, Vilamar+Corticeiro de Cima
Clique nos nomes das freguesias abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

Ançã Bolho Cadima Camarneira Cantanhede Cordinhã Corticeiro Covões Febres Murtede Ourentã Outil Pocariça Portunhos S.Caetano Sanguinheira Sepins Tocha Vilamar