Freguesia de S. Caetano

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A FREGUESIA DE SÃO CAETANO

Brasão da Freguesia de São CaetanoAbarcando uma área de 1723 ha, a freguesia de S. Caetano situa-se a cerca de 10 Km da sede concelhia.
Ao longo da última década do século XX, São Caetano deu um salto demográfico, passando de 932 habitantes registados no ínicio da década, para 1313 no seu final, revelando um crescimento de mais de 40%.
Ainda segundo o Censo de 1991, a população idosa abrangia cerca de 19% do total, face a uma percentagem de 31% para a faixa etária mais jovem, indiciando uma lenta aproximação das duas faixas, com o consequente surgir da ameaça do envelhecimento populacional.
Detendo uma taxa de actividade de 50,4% do total populacional, o sector primário da economia continua ainda a ser predominante na freguesia, a ele se dedicando ainda quase centena e meia de moradores, centrando-se as suas produções em batata, milho e couve, além da utilização das terras para pastagens.
Contudo, a indústria assentou já arraiais na freguesia, sendo de relevar a laboração da única fábrica no país de cordas em tripa, mantendo-se também a arte da ourivesaria como actividade importante. Quanto à construção civil, esta emprega uma significativa parte da população da terra.
O comércio revela um apreciável dinamismo, mediante a oferta de bens em estabelecimentos que vão dos supermercados às lojas de móveis e electrodomésticos, ocupando quase uma centena de pessoas.
Como prestadoras de serviços, registe-se apenas a presença de gabinete de contabilidade, além de oficinas de reparação automóvel, mas S. Caetano sente que já merecia a instalação no seu perímetro de agência bancária ou caixa multibanco, assim como mais estabelecimentos comerciais, como talho e peixaria.
Por fim, saliente-se que, verificando-se o regresso de alguns emigrantes, estes tem começado a investir as suas poupanças em empresas de laníficios e ourivesaria, além de lojas.
Uma das maiores carências é a falta de rede de saneamento básico em S. Caetano, até porque as outras infra-estruturas já beneficiam a terra, como o abastecimento domiciliário de água e a recolha de lixo.
E a situação é tanto mais grave quanto a inexistência de rede de saneamento vem reduzindo a qualidade da água distribuida à população, pelo que, nas palavras do Presidente da Junta,  » a situação é catastrófica ». No capítulo da recolha de lixo, uma reivindicação é a instalação de um ecoponto.
A rede escolar satisfaz as necessidades de ensino das faixas etárias mais jovens, com a acção desenvolvida por escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, possibilitando mesmo o serviço de refeitório aos alunos. Funciona ainda nas mesmas escolas o ensino para adultos, em regime nocturno.
Embora faltem os registos, consta na freguesia que no século XII já por cá vivia gente, tendo sido provávelmente os primeiros moradores pessoas atraídas pela fertilidade dos campos, vindas do norte ou então de Cantanhede. Garantido é que no século XVI o povoado já existia, pertencendo então aos condes de Cantanhede, mais tarde marqueses de Marialva, mandadores da edificação de uma capela nesse mesmo século, e ao convento de Santa Cruz de Coimbra.
Progredindo lentamente, só em 1912 se estabeleceria na freguesia um curato, substituído por paróquia em 1924, e sómente em 1985 seria reconhecida como freguesia administrativa
(Fonte do texo: autoria desconhecida. Fonte da imagem: Wikipedia )

Veja mais informações sobre esta freguesia em: http://www.saocaetano.pt
Saiba mais sobre a freguesia: www.freguesiadesaocaetano.pt/


População: 801 habitantes
Densidade: 46,46 hab./ km²
Actividade económica: Agricultura e ourivesaria
Gastronomia: Chanfana e leitão à Bairrada.
Património cultural e edificado: Igreja Paroquial, alminhas de Perboi de Cima e Cruzeiro de S. Caetano.
Outros Locais de Interesse turístico: Moinhos do Corgo Covo e do Pisão
Festas e romarias: S. Caetano (7 de Agosto), N. Sra. do Areeiro (2 de Fevereiro) e Santo António – Corgo Covo (13 de Junho)
Padroeiro: S. Caetano
(Fonte : http://www.cm-cantanhede.pt/ )
Alojamentos: 408

Distribuição da população:

POPULAÇÃO RESIDENTE EM 2011 SEGUNDO GRUPOS ETÁRIOS
VARIAÇÃO ENTRE 2001 E 2011
GRUPOS ETÁRIOS
GRUPOS ETÁRIOS
População
Homens
0- 14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
Variação
0-14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
801
394
91
63
411
236
-14,33%
-15,74%
-45,22%
-12,18%
-3,28%

Fonte: Informações retiradas do site do INE. Em caso de disparidade entre estes dados aqui expostos neste quadro e os dados do INE, estes últimos devem primar.

TAXA DE ANALFABETISMO: 16,7%

JUNTA DE FREGUESIA
Presidente:  
Eduardo Pedro (re-eleito pelo PPD/PSD com 64,53% ou 322 votos)
Telefone: 231-460638 (JF)
Código Postal: 3060-739

linha separadora

O concelho de Cantanhede passou de 19 a 14 freguesias após o dia 12 de Outubro de 2013 pela Reorganização Administrativa do Território. São elas actualmente:
Ançã, Cadima, Cantanhede+Pocariça, Cordinhã, Covões+Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos+Outil, São Caetano, Sanguinheira, Sepins+Bolho, Tocha, Vilamar+Corticeiro de Cima
Clique nos nomes das freguesias abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

Ançã Bolho Cadima Camarneira Cantanhede Cordinhã Corticeiro Covões Febres Murtede Ourentã Outil Pocariça Portunhos S.Caetano Sanguinheira Sepins Tocha Vilamar