Freguesia de Sepins

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A FREGUESIA DE SEPINS

Brasão da Freguesia de SepinsEncostada mesmo ao limite nascente do seu concelho, na margem esquerda da auto-estrada A1, para quem vem de Lisboa para o Porto, situa-se a freguesia de Sepins, ocupando uma área de 1109 ha, tendo por sua vizinha mais chegada uma freguesia do concelho de Mealhada, Ventosa do Bairro, na outra margem da auto-estrada.
Como registos históricos, sublinha-se um edíficio secular denominado de Casa dos Távoras, que a fazer fé no nome, terá pertencido à ilustre, noblíssima e poderosa família dos Távoras, perseguida e destroçada pelo absolutismo do rei D. José e seu ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal.
Razoávelmente populosa, a freguesia sofreu um ligeiro recuo demográfico durante os anos oitenta, ao passar de 1329 moradores, em 1981, para 1276, dez anos depois, alojados em 500 habitações, estimando a autarquia que actualmente residem em Sepins cerca de 1450 habitantes. A esta dificuldade de crescimento demográfico não será alheio o fenómeno da emigração, que em Sepins tem também a sua expressão, com a saída de muitos dos seus naturais para terras de França, Suiça, Luxemburgo, Canadá e Estados Unidos, acontecendo o mesmo também que em muitas outras freguesias, ou seja o fenómeno inverso, de regresso de alguns deles, que passam a aplicar as suas economias na construção de habitação própria, ou então em actividades donde possam tirar proveitos, como o comércio e a agricultura.
Segundo os dados do Censo de 1991, a freguesia mantinha ainda razoáveis niveis no aspecto demográfico, ao apresentar uma percentagem de 35,5% ocupada pela faixa etária dos mais jovens, que compara positivamente com a fatia populacional representada pelos mais idosos que se cifrava em cerca de 17%.
Incidindo agora a perspectiva sobre o grau educacional da mesma população, verifica-se que a taxa de analfabetismo se localizava em 13,6% , ao mesmo tempo que o grupo de habitantes qu tinham concluido apenas o 1º ciclo de escolaridade atingia 49%, restando para os mais letrados, possuidores do ensino secundário ou superior, a percentagem de 11%.
A actividade agrícola mantem-se ainda como predominante na ocupação dos seus moradores, a ela se dedicando cerca de 70% dos mesmos, fundamentalmente no cultivo de hortícolas, batata, vinho, milho e, por fim, o tabaco. Note-se, assim, que especialmente no caso do cultivo desta planta, o objectivo dos agricultores tem já em vista a obtenção de lucros e a rentabilização da sua actividade.
Apesar de tudo, uma larga maioria dos agricultores ainda dirige a sua produção apenas para o autoconsumo.
Outras actividades, englobadas no sector primário da economia nacional, têm o seu peso na criação de riqueza em Sepins, tal como as vacarias e a criação de gado caprino.
O sector secundário, apesar de não ser desconhecido na freguesia, não alcançou ainda uma importância assinalável, registando-se a actividade exercida por unidades industriais de serração de madeiras e outras pequenas indústrias
(Fonte do texto: autoria desconhecida. Fonte da imagem: Wikipedia)

População: 1076
Actividade económica: Agricultura e pecuária, pequena indústria e pequeno comércio.
Gastronomia: Leitão assado à Bairrada.
Património cultural e edificado: Igreja Paroquial, Capela de S. Jorge, Casa dos Távoras e Cruzeiro.
Festas e romarias: S. João (24 de Junho), S. Sebastião (1º. Domingo após 20 de Janeiro), S. Jorge – Escapães (1º. Domingo após 23 de Abril) e N. Sra da Conceição – Espinheira (8 de Dezembro)
Padroeiro: S. João Baptista

(Fonte: http://www.cm-cantanhede.pt/ )

Alojamentos : 500
Distribuição da população:

POPULAÇÃO RESIDENTE EM 2011 SEGUNDO GRUPOS ETÁRIOS
VARIAÇÃO ENTRE 2001 E 2011
GRUPOS ETÁRIOS
GRUPOS ETÁRIOS
População
Homens
0- 14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
Variação
0-14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
1076
525
124
97
539
316
10,33%
-24,85%
-41,57%
-14,85%
33,90%

Fonte: Informações retiradas do site do INE. Em caso de disparidade entre estes dados aqui expostos neste quadro e os dados do INE, estes últimos devem primar.

TAXA DE ANALFABETISMO : 13,6%

JUNTA DE FREGUESIA
União das freguesias de Sepins e Bolho
Presidente: Luiz Pessoa (eleito pelo PPD/PSD com 66,98%)
Telefone: 231-289316 (JF)
Código Postal: 3060-557

linha separadora

O concelho de Cantanhede passou de 19 a 14 freguesias após o dia 12 de Outubro de 2013 pela Reorganização Administrativa do Território. São elas actualmente:
Ançã, Cadima, Cantanhede+Pocariça, Cordinhã, Covões+Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos+Outil, São Caetano, Sanguinheira, Sepins+Bolho, Tocha, Vilamar+Corticeiro de Cima
Clique nos nomes das freguesias abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

Ançã Bolho Cadima Camarneira Cantanhede Cordinhã Corticeiro Covões Febres Murtede Ourentã Outil Pocariça Portunhos S.Caetano Sanguinheira Sepins Tocha Vilamar