Freguesia de Tocha

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A FREGUESIA DE TOCHA

Brasão da Freguesia de TochaCaminhando para os lados do mar, mais próximo deste que da sede concelhia, situa-se a freguesia da Tocha, em plena planície gandaresa, mesmo à entrada da zona de dunas que chega até ao oceano. Oupando uma extensíssima área de 7888 ha, a freguesia vive um pouco afastada de vizinhos, distando alguns quilómetros dos mais próximos, como Escoural, Taboeiro, Cadima e o já costeiro lugar de Palheiros de Tocha.
Tocha nasceu em redor e sob influência de uma ermida, entretanto substituida pela actual igreja de Nossa Senhora da Atocha, ermida essa mandada erguer por Juan Garcia Bacelar, um galego de Pontevedra em cumprimento de promessa, na época filipina. As terras circundantes eram na altura pertença do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, cujos trabalhadores se esbeleceram em volta da ermida, dando assim forma à povoação de Tocha. O núcleo das terras do mosteiro era constituído pela Quinta da Fonte Quente, onde modernamente se instalou o Hospital de Rovisco Pais.
O crescimento da freguesia foi-se processando também em consequência da forte atracção de gentes para um grande terreiro onde se começaram a realizar feiras e mercados de grande tipicismo e movimento, surgindo casas espalhadas em redor do referido terreiro. Ainda hoje, tal local é o centro da vida da localidade.
A freguesia não perdeu ainda as energias próprias de uma população jovem, já que esta faixa etária representa cerca de 31,5% do total demográfico, que compara positivamente com a percentagem ocupada pelos mais idosos, que se cifra em 17%. Contudo, os indícios de aumento desta faixa etária estão presentes e recomendam alguma preocupação, no sentido de combater o risco do envelhecimento populacional.
Analisando agora o grau de instrução académica detido pela sua população, verifica-se que o analfabetismo atingia ainda cerca de 13,9% da mesma, sugerindo que o combate a este índice negativo não está ainda vencido, embora o caminho seja no sentido da sua melhoria. Seguindo, aliás, a tendência presente na população nacional, a freguesia também vive com uma mão-de-obra que detém na sua grande maioria apenas o 1º ciclo do ensino básico, isto é, cerca de 54,5% dos seus residentes concluiram sómente o 4º ano de escolaridade, enquanto uma bem menor fatia demográfica conseguiu superar o ensino secundário – 13,3% – e uma ainda mais reduzida faixa populacional terminou outro grau de ensino superior a este – 2,9% .
A agricultura, embora ocupando uma bem menor fatia que em décadas passadas, isto é, cerca de 16% da população, população activa esta que por sua vez representa metade do total demográfico da freguesia, desempenha um papel preponderante na vida económica da mesma, pois que o carácter de actividade virada apenas para a subsistência de quem a praticava foi desaparecendo ao longo dos tempos, sendo agora quase na íntegra desempenhada por agricultores que visam a obtenção de rentabilidade.
Mantendo-se embora a produção de bens alimentares tradicionais, como a batata, o milho e o feijão, todavia, não se estranha que o sector leiteiro seja um dos mais rentáveis, sendo a criação de gado vacum para a produção de leite um dos principais recursos das gentes da terra.
(Fonte do texto: autoria desconhecida.
Fonte das imagens: Wikipedia e do livro Cantanhede honrando o passado rumo ao futuro)

Saiba mais sobre a freguesia de Tocha: www.jf-tocha.pt/historia.php


População: 3992 habitantes
Densidade: 50,66 hab./ km²
Actividade económica: Comércio, agricultura, indústria e serviços.
Gastronomia: Batata assada na areia com bacalhau.
Património cultural e edificado: Igreja Paroquial
Feiras: (aos dias 14 e 27 de cada mês)
Festas e romarias: S. João da Praia da Tocha (23, 24 e 25 de Junho), N.a Senhora da Atocha (9 de Julho) e Festa de Elevação a Vila (1 a 10 de Julho)
Padroeira: Nossa Senhora da Atocha
(Fonte: http://www.cm-cantanhede.pt/ )
Alojamentos : 2310

Distribuição da população :

POPULAÇÃO RESIDENTE EM 2011 SEGUNDO GRUPOS ETÁRIOS
VARIAÇÃO ENTRE 2001 E 2011
GRUPOS ETÁRIOS
GRUPOS ETÁRIOS
População
Homens
0- 14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
Variação
0-14 anos
15-24 anos
25-64 anos
65 e mais
3992
1886
464
342
2176
1010
-0,60%
-7,01%
-33,85%
-0,42%
21,25%

Fonte: Informações retiradas do site do INE. Em caso de disparidade entre estes dados aqui expostos neste quadro e os dados do INE, estes últimos devem primar.

TAXA DE ANALFABETISMO: 13,9%

JUNTA DE FREGUESIA
Presidente:  
Fernando Pais Alves (eleito pelo PPD/PSD com 62,53%)
Telefone: 231-441318 (JF)
Código Postal: 3060-708

linha separadora

O concelho de Cantanhede passou de 19 a 14 freguesias após o dia 12 de Outubro de 2013 pela Reorganização Administrativa do Território. São elas actualmente:
Ançã, Cadima, Cantanhede+Pocariça, Cordinhã, Covões+Camarneira, Febres, Murtede, Ourentã, Portunhos+Outil, São Caetano, Sanguinheira, Sepins+Bolho, Tocha, Vilamar+Corticeiro de Cima
Clique nos nomes das freguesias abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

Ançã Bolho Cadima Camarneira Cantanhede Cordinhã Corticeiro Covões Febres Murtede Ourentã Outil Pocariça Portunhos S.Caetano Sanguinheira Sepins Tocha Vilamar