AACCC – Assoc. Arte e Cultura

ASSOCIAÇÃO DE ARTE E CULTURA DO CONCELHO DE CANTANHEDE

Emblema da AACCCA Associação de Arte e Cultura do Concelho de Cantanhede, (AACCC), é uma instituição cultural e recreativa que tem como denominador comum de todas as suas actividades e acções a música.
A AACCC completou em 31 de Janeiro de 2008, o seu oitavo ano de existência e actividades. Do seu historial destacamos, em 2000: A legalização em DR. A 29 de Março, a inscrição no RNAJ e a sua filiação no INATEL.
A AACCC é uma associação da freguesia de Covões que desenvolve uma actividade ligada à música não só no concelho de Cantanhede mas que também já começou a alagar o seu âmbito aos concelhos vizinhos. Ainda recordou que no começo a AACCC promoveu diversas actividades e eventos culturais quaze em exclusivo na freguesia de Covões, onde muitos deles tiveram um âmbito também social pois foram realizados na Prodeco para os idosos e nas escolas primárias em acções de promoção da prática instrumental. Tiveram o apoio do gabinete da Acção Social e da Educação da Câmara, apresentando assim vários grupos seus associados. Referiu também que em alguns eventos teve a parceria de outras associações da freguesia de Covões, o Sr. Messias Simões explicou que a AACCC é uma associação cultural com estatutos legais publicados no Diário da República, estando registada nas finanças como instituição associativa de divulgação musical, é também RNAJ do IPJ e CCD do Inatel. Ainda indicou aos presentes que tem 56 sócios efectivos fazendo uma exposição da sua acção cultural e associativa junto dos mesmos, pela realização de Assembleias-Gerais que ocorrem de forma regular.

A SECÇÃO DE MÚSICA INCLUI OS PROJECTOS MUSICAIS:
Bairrada BrassBairrada Brass Orquestra Ligeira, constituída neste momento por 9 músicos (FLYER 2k5) pretende prestar serviços de animação musical não só no concelho de Cantanhede mas também na região Centro de Portugal. Dada a sua flexibilidade instrumental, permite uma larga variedade de propostas musicais e de fácil enquadramento.

PROJECTO PHILARMONIA MUSICAL:

É uma proposta de animação musical, em que a Associação de Arte e Cultura do Concelho de Cantanhede conta com uma larga experiência comprovada na área de criação e didáctica musical.
O projecto Filarmonia, tem como objectivo proporcionar um serviço de divulgação musical orientado para as instituições da região. O público-alvo preferencial deste projecto é as crianças em idade pré-escolar e os idosos que se encontram nos centros de solidariedade social (IPSS´s).
Pelo exposto, pretendemos criar novos espaços de partilha cultural e educativa junto dos mais idosos, de alguma forma já isolados do que se poderá considerar a sociedade, mas vivendo em comunidade, e das crianças que iniciam o seu percurso educativo, visando uma adequada sociabilização, recorrendo à música como meio de privilegiado de partilha entre gerações.
Cada sessão terá uma duração aproximada de 60 minutos sem intervalo, da qual constará uma breve apresentação comentada dos instrumentos musicais intervenientes, e a execução de um repertório musical adequado às idades dos ouvintes presentes.

OBJECTIVOS E FUNDAMENTOS DESTE PROJECTO DE ANIMAÇÃO MUSICAL:
- Privilegiar pessoas que não têm acesso facilitado a cultural.
- Maior integração dos idosos no meio físico de acolhimento.
- Bem estar e quebra de rotinas pessoais pela ligação entre as crianças e os idosos.
- Estimular a participação criativa dos intervenientes.
- Proporcionar o 1º contacto das crianças com os instrumentos musicais.
- Motivação para o inicio da aprendizagem musical.

veja o website da AACCC  Site da AACCC

PARA CONTACTO:
Messias de Jesus Nunes Simões (direcção)
AACCC– Associação de Arte e Cultura do Concelho de Cantanhede
Ed. da Casa do Povo – rua Principal, 337
P-3060 –284 COVÕES
telf.- 93 450 79 00
E-mail  aaccc@hotmail.com