Cantares e danças

OUTRAS TRADIÇÕES – CANTARES E DANÇAS

O Grupo de Cantares da PRODEMA de Marvão (Covões), tem como objectivo a recuperação e a recolha dos cantares tradicionais da região, em especial os ligados à tradição do extinto Rancho Estrelas da Nossa Terra de Marvão.

Foto de 1957 do Rancho as Cantarinhas de MarvãoO ROUBAR DAS CARROÇAS 
É uma tradição que ainda resiste à modernidade e ao facto de não existirem já muitas casas na freguesia que possuam carroças puxadas por animais. Realizava-se no fim das festas populares de Junho, principalmente S. Pedro e S. João ou na época das descamisadas do milho. Em geral eram os jovens solteiros que organizavam algumas fogueiras públicas fazendo arder grandes cepos de arvore, e depois às primeiras horas da madrugada, enquanto a maior parte das pessoas dormia, organizavam-se em grupos numerosos invadindo algumas casas, de onde retiravam, evitando fazer ruído, as carroças existentes (por vezes até mesmo carregadas!) para as levar para o largo das festas em cada localidade, numa atitude de provocação popular, já que normalmente os alvos eram principalmente aqueles agricultores que se vangloriavam que seria impossível roubar-lhes a sua carroça esse ano.

SERRA À VELHA (Ou « sárr’ à velha » para os mais velhos)
É uma tradição já quaze caída em desuso pelos populares há mais de 30 anos, podendo acontecer ainda de uma forma ocasional. Realizava-se normalmente numa quarta-feira no meio da Quaresma. Assim, um grupo de populares utilizando grandes funis como forma de amplificação da voz, subiam para uma árvore ou choupana da palha, ou escondendo-se de maneira a gritar em público algum acontecimento ou critica, dirigida a outra pessoa no sentido de a envergonhar públicamente com a revelação de um qualquer facto pessoal reprovável aos olhos da comunidade, dai podendo resultar, por vezes, alguns conflitos sociais ou desavenças familiares.

TRAJES CARACTERÍSTICOS DA REGIÃO
Apesar de já totalmente caídos em desuso, existe a memória colectiva dos muitos trajos tradicionais que eram usados antigamente dentro do vestuário típico da região da Gândara. 

JOGOS TRADICIONAIS
Ainda se praticam de forma esporádica, mas mais ligados às festividades populares, os seguintes jogos: a malha, o finto, as bolas e o tiro ao prego com uma espingarda de pressão de ar.