Curiosidades. Família Miraldo

POR CURIOSIDADE. ORIGEM DO NOME MIRALDO

A origem do nome MiraldoA origem do nome Miraldo. A proveniência ou origem do nome Miraldo. Existem várias famílias com esse nome em Covões (algumas dessas famílias são apelidadas de Mateiro). Imagem colocada no Facebook por João Miraldo (evidentemente… « puxou a brasa à sua sardinha » … mas eu também faço parte porque entrei nessa família)

Buscas na internet indicam que este apelido se encontra em varios países. Existe mesmo uma aldeia italiana com essa designação.
A primeira família Miraldo chegou à aldeia e freguesia de Covões, Concelho de Cantanhede, vinda de Itália como refugiada política, provávelmente durante as lutas pela unificação da república italiana nos finais dos anos 1700 ou princípios de 1800. Não tenho ainda conhecimento da data certa da chegada desta família a Portugal. Porém, a data pode ser confirmada através da consulta dos livros de registos de baptizados, casamentos e óbitos da paróquia de Covões, que se encontram em Arquivo da Universidade de Coimbra.
O mais conhecido dos primeiros Miraldo de Covões é o meu provável bisavô ou trisavô com o nome da Manuel Francisco Miraldo, fundador da actual, primeira e única Filarmonica de Covões e o principal recuperador da igreja matriz da freguesia que outrora fazia parte do património dos antigos frades Cruzios. Este meu antepassado nasceu próximo dos anos 1830/1840.
As primeiras referências fidedignas e fundamentadas foram-me dadas nos anos 1955/1958 (era eu ainda um jovem) por um advogado nascido e residente em Covões, conhecido por Dr. Mário de Vasconcelos. O referido advogado dr. Vasconcelos, sabendo que, naquela época, todos os Miraldos (seus familiares) residiam e tinham nascido em Covões e freguesias do concelho de Cantanhede próximas de Covões, efectuou pesquisas nos registos paroquiais e nos Passos do Concelho de Cantanhede. Dessa pesquisa surgiram os dados que atestam que os primeiros Miraldos surgidos em Portugal vieram de Itália e refugiaram-se em Covões. Os dados colhidos ao meu pai António Miraldo e a mim directamente.
Os antepassados italianos de todos os Miraldos remontam às primeiras décadas de 1400. Existem registos militares de tres irmãos que foram comandantes militares (capitães) e faziam parte do exército ao serviço dos Sponza.
Há dados concretos que nos informam que a maior parte dos Miraldos, actualmente residentes no Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e uma parte dos residentes nos USA, tem os seus antepassados nascidos em Covões (principalmente) e outras freguesias do concelho de Cantanhede.
Informação: textos de Mário Miraldo e extraídos do Forum do site http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=101968&fview=e (onde tem informação mais completa)

Mais informação sobre famílias Miraldo dos Covões