Mais sobre famílias Miraldo

MAIS SOBRE FAMÍLIAS MIRALDO

Manuel Francisco MiraldoPadre Augusto M. Miraldo

Manuel Francisco Miraldo , fundador da Soc. Filarmónica de Covões e Padre Augusto Mendes Miraldo,
Estas duas personalidades de Covões (meus tios-bisavôs) nasceram no sec. XIX e são ainda irmãos da minha bisavó Maria Cruz e da mãe do Dr. Mário Vasconcelos, Maria Rosa (1). Os quatro eram filhos de José Francisco Miraldo (que casou com Rosália Cruz e posteriormente com Maria Mendes, de Balsas), dono da casa que hoje está dividida e é propriedade do Dr. António Vasconcelos e Dr. António Mota e onde existiu a Farmácia.
O Padre Augusto Miraldo nasceu na Quinta do Rio em Balsas em 1865 e faleceu a 15 de Setembro de 1941. Após ter concluído o ensino primário, seguiu para o Seminário onde foi ordenado sacerdote. Foi durante a maior parte da sua vida Pároco em Portunhos, grande amigo do Conselheiro Ferreira Freire, antigo Par do Reino e figura de grande prestígio.
Foi um talentoso instrumentista de flauta e violoncelo e compositor de música sacra.
Pessoalmente tenho feito inúmeras diligências e contactos na tentativa de poder recuperar algum original, mas até agora todos os esforços têm sido infrutíferos.
Fonte: imagens e texto (integral) cedidos por Dra. Helena Teodósio.

(1) Maria Roza Mendes foi casada com António de Vasconcellos (2) , natural de Vallongo – Águeda e de profissão pharmacêutico.
Fonte: informação de Manuel A. Ruivo  

(2) O Dr. António de Vasconcelos (farmacêutico) foi o dono e fundador da primeira farmácia em Covões, a Farmácia Vasconcellos, que funcionou vários anos numa casa que existiu no largo de Santo António e onde hoje se ergue uma grande palmeira, antes de ser transferida para uma casa ao fundo dos Covões (no limite com Monte Arcado) que hoje é pertença do Dr. António A. Mota (conhecido por Tóbé) e a qual pertenceu a sua avó materna Cristina Miraldo. A dona Crestininha (como alguns lhe chamavam) herdou a farmácia e casou com o sr. Artur Soares da Rosa, um ajudante técnico de farmácia afamado, muito conhecido na zona e muitíssimo procurado porque, supostamente, trabalhou e aprendeu muito com o Dr. Vasconcellos.

linha separadora

FAMÍLIA VASCONCELOS – OUTRA FAMÍLIA IMPORTANTE

familia-antonio-vasconcelos

IMAGENS PARA RECORDAR …
À esquerda foto de António de Vasconcelos com a família.
À direita foto das 2 filhas de António Vasconcelos, Isaura e Hermengarda Vasconcelos, com sua prima Cristina Miraldo, filha de Manuel Francisco Miraldo, o fundador da Filarmónica.

Fonte: imagens (do álbum de família) cedidas por Dra. Helena Teodósio.